UOL Notícias Notícias
 

21/04/2006 - 20h47

Morales ameaça proibir entrada de americanos na Bolívia

LA PAZ (Reuters) - Incomodado com o segundo problema na emissão de vistos para funcionários de seu governo entrarem nos Estados Unidos, o presidente Evo Morales disse na sexta-feira que também rejeitará a entrada de cidadãos norte-americanos na Bolívia.

Falando em uma reunião de parlamentares indígenas latino-americanos, Morales protestou pelo fato de um de seus vice-ministros não poder realizar uma missão oficial em Washington, nesta semana, porque o consulado dos EUA lhe negou o visto sem dar explicações.

"Por favor, peço ao embaixador (dos Estados Unidos) que nos forneça a lista de deputados, senadores, ministros e vice-ministros que não têm visto, assim evitaremos problemas", ironizou o presidente indígena.

"Mas, no momento em que me dêem a lista de quem não tem visto, eu também passarei ao embaixador dos Estados Unidos a lista de quais norte-americanos não têm visto para a Bolívia. Trata-se de defender a dignidade dos nossos povos."

Em fevereiro, Morales já havia reclamado dos EUA por não concederem visto à senadora e dirigente cocaleira Leonilda Zurita, principal colaboradora sindical do presidente boliviano. Na época, ela foi acusada de vínculos com terroristas.

Na quinta-feira, o governo informou que o consulado norte-americano também negou visto ao vice-ministro de Serviços Básicos, René Orellana.

O presidente fez suas declarações pouco depois de o embaixador dos EUA em La Paz, David Greenlee, tentar minimizar o ato, afirmando que o incidente com Orellana não tinha caráter político.

"É um assunto administrativo, não um sinal político, temos de averiguar por que nosso sistema eletrônico rejeitou o pedido, pode haver uma explicação muito fácil, pode ser uma confusão", disse o diplomata à rádio Fides.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h10

    0,02
    3,147
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h14

    0,32
    68.931,99
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host