UOL Notícias Notícias
 

27/04/2006 - 19h30

Procuradoria quer que PF continue investigações sobre "mensalão"

BRASÍLIA (Reuters) - O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana que autorize o prosseguimento das investigações sobre o chamado "escândalo do mensalão".

A informação foi dada à Reuters nesta tarde pela assessoria de imprensa da Procuradoria Regional da República. Com isso, o relator do processo no STF, ministro Joaquim Barbosa, poderá determinar à Polícia Federal que retome as apurações sobre o caso.

Ainda segundo a assessoria, no pedido, o procurador-geral deverá solicitar a realização de novas ações pela polícia, como a coleta de depoimentos de envolvidos e a conclusão de perícias sobre materiais reunidos na primeira fase da apuração.

No final do mês passado, Antônio Fernando denunciou 40 pessoas por envolvimento em crimes ligados ao escândalo.

Dentre os citados estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Secom), o ex-presidente e o ex-tesoureiro do PT, respectivamente, José Genoino e Delúbio Soares, além do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, suposto operador do esquema.

DEPUTADOS

Pela manhã, Antônio Fernando recebeu uma comitiva de deputados federais que encaminharam à Procuradoria relatórios elaborados pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara que foram rejeitados pelo plenário. Um dos participantes do encontro, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), afirmou no início da tarde a jornalistas que o procurador-geral teria a intenção de apresentar novas denúncias ao STF na próxima semana.

"Ele pretende oferecer uma nova denúncia ao Supremo, se possível já na semana que vem. Também fará algumas solicitações ao relator do caso, ministro Joaquim Barbosa", disse o deputado.

A assessoria de Antônio Fernando não confirmou a informação.

(Por Áureo Germano)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host