UOL Notícias Notícias
 

24/05/2006 - 11h14

OMS nega planos de elevar alerta para gripe aviária

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que não tem planos imediatos de pedir uma reunião de especialistas para discutir um aumento do alerta global para gripe aviária.

Uma porta-voz da OMS recebeu um pedido para comentar relatos da mídia de que a agência da ONU poderia convocar uma reunião de especialistas nos próximos dias, por temores sobre a Indonésia, onde sete membros de uma mesma família morreram este mês.

"Por enquanto não parece que a força-tarefa vai precisar se encontrar imediatamente, mas esse é um assunto que pode mudar, dependendo do que surgir da Indonésia", disse a porta-voz da OMS, Maria Cheng, à Reuters.

Sob o plano de ação da OMS para lidar com a gripe aviária, o painel será consultado antes que qualquer mudança seja feita no nível de alerta, que atualmente está no três em uma escala que vai até seis.

É preciso que haja uma transmissão crescente de pessoa a pessoa, junto com sinais de que o vírus mortal está se tornando mais facilmente transmissível, para que se faça uma mudança.

"Hoje não temos indícios de que o vírus está mais eficiente", disse Cheng.

No caso indonésio -- que provocou alarme internacional -- não foi provado que o vírus tenha se espalhado além dos membros da família, disse a porta-voz.

(Reportagem de Richard Waddington)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host