UOL Notícias Notícias
 

08/06/2006 - 15h01

Lula evita falar de política, diz que não analisou medida do TSE

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva resistiu nesta quinta-feira a falar de eleição e afirmou não ter analisado ainda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de endurecer a regra da verticalização nas alianças partidárias.

"Não parei para estudar isso. Estou preocupado com educação. O que vai mudar o mapa (eleitoral) é o que fizemos hoje na educação brasileira", disse o presidente a jornalistas, após cerimônia de anúncio de novos investimentos em educação e envio ao Congresso da reforma universitária.

Na terça-feira, o TSE reinterpretou a lei que rege as coligações partidárias nas eleições, tornando ainda mais rigorosa a regra da verticalização, gerando uma ambiente de incerteza para as formação das alianças. A cada pergunta dos jornalistas sobre a orientação do tribunal e seu efeito no jogo político, o presidente respondia com realizações de seu governo na área de educação.

"Se cada presidente que passou por esse país desde a proclamação da República tivesse feito sua parte, certamente nós teríamos hoje um país infinitamente mais avançado", disse.

Lula criticou governos anteriores, especialmente os da década de 1980, que não investiram no setor. Ele aproveitou para fazer um auto-elogio durante o discurso.

"Nunca tinha havido uma reunião dos reitores (das universidades) com o presidente da República", afirmou.

Além de encaminhar a reforma universitária ao Congresso, o governo anunciou outras medidas para beneficiar o sistema educacional, entre elas a criação de novas universidades e formação e qualificação de professores do ensino básico. O Ministério da Educação criou um sistema de informações sobre orçamentos públicos em educação que acompanhará toda a execução orçamentária do setor.

(Por Natuza Nery)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    0,46
    3,161
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h58

    -0,36
    68.348,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host