UOL Notícias Notícias
 

15/06/2006 - 18h06

Suécia vence e elimina Paraguai da Copa do Mundo

BERLIM (Reuters) - A Suécia venceu o Paraguai por 1 x 0 nessa quinta-feira pelo grupo B da Copa do Mundo e precisa somente de um empate diante da Inglaterra na última rodada, dia 20, para garantir uma vaga nas oitavas-de-final. O Paraguai, que perdeu para os ingleses na rodada de abertura, está eliminado da competição e enfrentará Trinidad e Tobago, também dia 20, apenas para cumprir tabela. Os paraguaios ainda não fizeram um único gol na competição.

A partida entre as duas seleções foi fraca tecnicamente e, no primeiro tempo, a Suécia demonstrou animação somente durante os primeiros 15 minutos. O Paraguai, como era de se esperar, manteve seu time na defesa, retrancado, aguardando alguma possibilidade para armar contra-ataques.

Aos cinco minutos de partida, por exemplo, na melhor oportunidade dos suecos, Kim Kallstrom acertou um chute potente de fora da área, levando perigo ao gol de Aldo Bobadilla. Aos 14 minutos, Zlatan Ibrahimovic, o mais talentoso meia-atacante do time europeu, perdeu outra boa chance ao chutar muito fraco em direção ao gol adversário.

Logo depois, os suecos absorveram o ritmo letárgico de seus oponentes e também se acomodaram em campo, segurando a bola excessivamente na intermediária.

Os paraguaios, sem criatividade do meio-de-campo para frente, se limitavam a lançamentos em profundidade com a esperança de que Roque Santa Cruz pudesse resolver tudo sozinho. Porém, o único jogador da equipe sul-americana que levou perigo ao gol adversário foi o lateral-esquerdo Jorge Nunez, com um chute cruzado da entrada da grande área, aos 32 minutos.

No intervalo, Ibrahimovic sentiu dores na virilha e foi substituído no início do segundo tempo por Marcus Allback. Sem a presença do melhor jogador no meio-de-campo adversário, o Paraguai se animou nos primeiros dez minutos com criações mais efetivas.

Porém, a melhor oportunidade da segunda etapa foi criada por Allback, que, após lançamento, encobriu o goleiro com um belo chapéu. Denis Caniza, no entanto, foi mais rápido e retirou a bola em cima da linha, impedindo que os suecos abrissem o marcador.

A empolgação paraguaia terminou aos 25 minutos. Os minutos seguintes foram uma cópia da primeira etapa, com os suecos pressionando sobre a muralha defensiva arquitetada pelos sul-americanos.

Aos 34 minutos, Henrik Larsson recebeu lançamento dentro da grande área e tocou a bola para Allback dentro da pequena área. Novamente, o substituto de Ibrahimovic não foi feliz na conclusão.

Finalmente, aos 43 minutos, Allback recebeu outro lançamento na grande área e ajeitou com a cabeça para Fredrik Ljungberg, também de cabeça, marcar o primeiro gol sueco nessa Copa do Mundo.

Suécia (3-5-2): 1-Andreas Isaksson; 3-Olof Mellberg, 4-Teddy Lucic, 5-Erik Edman; 6-Tobias Linderoth, 7-Niclas Alexandersson, 9-Fredrik Ljungberg, 21-Christian Wilhelmsson (Mattias Jonson), 16-Kim Kallstrom (Johan Elmander), 10-Zlatan Ibrahimovic (Marcus Allback), 11-Henrik Larsson.

Técnico: Lars Lagerback

Paraguai (4-4-2): 22-Aldo Bobadilla; 21-Denis Caniza, 5-Julio Cesar Caceres, 4-Carlos Gamarra, 2-Jorge Nunez; 6-Carlos Bonet (Edgar Barreto), 10-Roberto Acuna, 13-Carlos Paredes, 16-Cristian Riveros (Julio dos Santos); 9-Roque Santa Cruz (Dante Lopez), 18-Nelson Haedo Valdez.

Técnico: Anibal Ruiz

Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,47
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h55

    -0,50
    75.228,24
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host