UOL Notícias Notícias
 

19/06/2006 - 09h32

Chávez vai a Moscou em busca de caças para a Venezuela

MOSCOU (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, visitará Moscou no fim de julho, disse a embaixada da Venezuela nesta segunda-feira.

A reunião pode servir para o fechamento de um acordo entre os países relativo à compra de caças russos.

O líder venezuelano disse na semana passada que seu governo queria comprar 24 caças russos Sukhoi. Os Estados Unidos, que baniram as vendas de armamentos norte-americanos a Caracas, pediram à Rússia que reconsidere essa venda.

A embaixada da Venezuela em Moscou disse que Chávez fez planos de visitar a Rússia de 25 a 27 de julho.

"Um acordo geral de cooperação técnica e militar já foi assinado", disse um funcionário da embaixada, citando o embaixador Alexis Navarro Rojas. "Ainda não se sabe se a questão de assinar um contrato para os aviões será discutida durante o evento".

A Venezuela, o quinto maior exportador de petróleo do mundo, já comprou helicópteros russos de ataque e transporte e 100 mil rifles de assalto Kalashnikov.

Chávez diz que os Estados Unidos querem derrubá-lo do poder e ordenou aos oficiais que treinem para um guerra de resistência contra as tropas norte-americanas.

Washington rejeita o assunto da invasão como bazófias nacionalistas de um tirano que, segundo o país, está erodindo a democracia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host