UOL Notícias Notícias
 

20/06/2006 - 12h31

EUA colocam sistema antimíssil em modo operacional

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos passaram seu sistema de defesa antimíssil do modo de teste para o modo operacional em meio a temores de que a Coréia do Norte lance um míssil balístico de teste, afirmou uma autoridade norte-americana da área de defesa, na terça-feira.

A autoridade, que não quis ter sua identidade revelada, confirmou uma notícia divulgada pelo jornal The Washington Post sobre a ativação, pelo Pentágono, do sistema, em fase de desenvolvimento há anos.

"É bom estarmos preparados", afirmou a autoridade.

Autoridades dos EUA afirmam haver indícios, tais como imagens de satélite, sugerindo que o governo norte-coreano teria concluído a fase de abastecimento de um míssil Taepodong-2. Esse artefato, segundo alguns especialistas, teria raio de ação suficiente para atingir o Alasca.

"Temos de ser muito cautelosos ao caracterizarmos isso a fim de que não sejamos provocativos em nossa postura", afirmou a autoridade da área de defesa ao referir-se à ativação do sistema antimíssil.

O Pentágono e o Departamento de Estado dos EUA afirmaram que o lançamento de um míssil pela Coréia do Norte seria considerado algo "provocativo".

Apesar de oficiais das Forças Armadas norte-americanas terem notado com frequência que o país possui uma capacidade de defesa antimíssil limitada, eles recusaram-se a discutir em detalhes o estado de desenvolvimento e o uso em potencial desse sistema para interceptar um míssil norte-coreano.

(Reportagem adicional de Kristin Roberts)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host