UOL Notícias Notícias
 

01/09/2006 - 16h57

Agenda política: Congresso promete trabalho, candidatos viajam

SÃO PAULO (Reuters) - A próxima semana, que será curta devido ao feriado de 7 de setembro, deve ser marcada pelo esforço concentrado do Congresso, pelas viagens e sabatinas dos candidatos à Presidência e por novas pesquisas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, fará comícios em Pernambuco e no Distrito Federal. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), deve viajar a Goiás e Minas Gerais. O tucano e Heloísa Helena (PSOL) serão sabatinados pelo jornal Folha de S.Paulo. Como nas sabatinas anteriores, Lula não confirmou presença.

O Datafolha realiza pesquisa de intenção de voto para a Presidência nos dias 4 e 5 de setembro, segunda e terça-feira. Serão ouvidos 7.712 eleitores em 349 municípios de 24 Estados e Distrito Federal.

No Congresso, a idéia do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB), é votar simbolicamente as 20 medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta. Para liberar a agenda, os líderes têm que conseguir a retirada da urgência constitucional de seis projetos que tramitam na Casa.

O destrancamento da pauta da Câmara pode levar à votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê o fim do voto secreto para parlamentares, mas para isso será necessário quórum no Congresso.

Veja a seguir os principais fatos da semana:

SEGUNDA-FEIRA:

-- O candidato Geraldo Alckmin tem viagem prevista para Goiás.

-- Heloísa Helena será sabatinada pela Folha de S.Paulo.

TERÇA-FEIRA:

-- Lula faz comício em Caruaru (PE).

-- Alckmin participa de sabatina da Folha de S.Paulo.

-- Jornal Nacional da TV Globo deve divulgar pesquisa Datafolha. -- Aldo Rebelo reúne líderes na Câmara.

-- Renan Calheiros (presidente do Senado) reúne líderes.

QUARTA-FEIRA:

-- Lula faz comício em Ceilândia (DF).

-- Conselho de Ética do Senado ouve a ex-assessora do Ministério da Saúde, Maria da Penha, a relações públicas Cristanne Mayrink e Paulo Roberto Ribeiro, genro da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), todos envolvidos no escândalo dos sanguessugas.

QUINTA-FEIRA:

-- Feriado de 7 de setembro.

NA SEMANA:

-- Na Câmara, devem ser escolhidos os relatores dos processos dos 69 deputados federais envolvidos na CPI dos Sanguessugas.

(Por Cláudia Pires)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host