UOL Notícias Notícias
 

12/09/2006 - 08h17

Tumulto em estádio mata 10 e fere 50 pessoas no Iêmen

Por Mohamed Sudam

IBB, Iêmen (Reuters) - Pelo menos dez pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na terça-feira por causa de um tumulto em um estádio do Iêmen, onde o presidente Ali Abdullah Saleh fazia um comício.

O acidente aconteceu na província de Ibb, no sul do país. Este repórter contou pelo menos dez corpos no estádio e viu várias pessoas inconscientes.

A Saba, agência oficial de notícias do país, disse que pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas no tumulto.

Ambulâncias e carros de polícia foram vistos levando feridos ao hospital.

O estádio estava superlotado, com público no gramado e nas arquibancadas. O tumulto aconteceu depois que o presidente já havia saído, quando a multidão tentava deixar o estádio.

Havia cerca de 150.000 pessoas dentro do estádio, e um número ainda maior circulando pelas ruas próximas.

Ibb, que é o nome da cidade e da província, fica cerca de 170 quilômetros ao sul de Sanaa, a capital.

O Iêmen realiza eleições presidenciais e locais no dia 20. Saleh, que há anos governa o país e é favorito a mais um mandato, está percorrendo as províncias para angariar votos.

Eleições anteriores neste país pobre foram marcadas por tiroteios entre membros de partidos adversários. Muita gente costuma andar armada no Iêmen, mas tumultos como o de terça-feira são raros.

Até agora, pelo menos oito pessoas morreram em outros incidentes da campanha eleitoral, disputada por cinco candidatos, entre os quais Saleh.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host