UOL Notícias Notícias
 

30/10/2006 - 13h10

Celular japonês alerta mulher sobre período fértil

TÓQUIO (Reuters) - É uma chamada telefônica, uma mensagem de texto ou simplesmente hora de fazer amor? Um novo telefone celular oferecido pela operadora japonesa NTT DoCoMo pode tocar para avisar mulheres que desejam ser mães de que chegou o momento em que alcançaram a parte mais fértil de seu ciclo reprodutivo mensal.

Armazenando informações sobre datas de menstruação, a usuária pode programar o telefone para alertá-la três dias antes da ovulação e novamente no próprio dia. A empresa adverte que os cálculos são baseados em uma média de ciclos.

O novo celular surge depois da queda histórica da taxa de fertilidade no Japão, para 1,25 em 2005, o que provocou temores de que a população japonesa possa diminuir. A taxa de fertilidade é o número médio de filhos que uma mulher tem durante sua vida.

O celular foi idéia da projetista Momoko Ikuta, que deu ao aparelho tons pastéis.

O aparelho possui diversas outras funções projetadas para agradar as mulheres, como um banco de dados de receitas, e um botão na lateral que dispara uma "melodia de camuflagem", permitindo ao usuário evitar atenção indesejada fingindo que está recebendo um telefonema.

(Por Isabel Reynolds)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host