UOL Notícias Notícias
 

03/11/2006 - 09h15

EUA fecham site que servia de guia nuclear--NYTimes

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos fechou um site que havia montado em março e que continha documentos capturados durante a guerra no Iraque. A medida foi tomada depois que especialistas em armas e autoridades manifestaram preocupação com a possibilidade de uso das informações como guia para a construção de uma bomba nuclear, disse a edição de quinta-feira do jornal New York Times.

O jornal afirmou que o governo Bush lançou o site por causa da pressão de republicanos do Congresso, que esperavam usar a Internet para encontrar novas evidências do perigo representado pelo ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, antes da invasão liderada pelos EUA, em 2003.

Nas últimas semanas, de acordo com o Times, o site publicou documentos que segundo especialistas em armas continham detalhes da pesquisa nuclear do Iraque antes da Guerra do Golfo de 1991. Um diplomata classificou o documento de "livro de receitas" para a construção de uma bomba atômica.

Segundo o jornal, o site foi suspenso na noite de quarta-feira, depois que o Times informou o governo sobre as preocupações. Um porta-voz do diretor da inteligência nacional declarou que o site foi retirado "à espera de uma revisão para garantir que seu conteúdo seja apropriado para utilização pública".

O site, conhecido como "Portal de Documentos da Operação Liberdade Iraquiana", continha cerca de uma dúzia de documentos com desenhos, diagramas, equações e longas narrativas sobre a construção de bombas. De acordo com o Times, especialistas disseram que as informações vão além do que há disponível na Internet e em outros fóruns públicos.

(Por Peter Cooney)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,24
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h49

    -0,50
    62.942,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host