UOL Notícias Notícias
 

13/11/2006 - 13h02

Assembléia da Telemar tem quórum insuficiente, de 29,2%

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Telemar não conseguiu quórum suficiente na assembléia desta segunda-feira que decidiria sobre a reestruturação societária para reunir as empresas do grupo embaixo da Oi Participações.

Os planos incluem ainda a ida para o Novo Mercado, deixando a empresa apenas com ações ordinárias.

A empresa informará a data da segunda convocação da AGE no fim do dia. Segundo comunicado divulgado pela Telemar, a assembléia foi instalada com a presença de 29,2 por cento das ações preferenciais.

A Telemar precisava de aprovação de pelo menos 50 por cento do capital preferencial para conseguir a reorganização nesta primeira convocação.

Caso também não haja quórum na segunda convocação, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu convocação automática de uma terceira, com o mínimo de aprovação reduzido a 25 por cento das ações preferenciais.

A reestruturação da Telemar prevê uma relação de troca de 2,6 ações preferenciais por 1 ordinária da nova empresa, o que gerou a insatisfação de acionistas preferencialistas.

Por decisão da CVM, somente detentores de ações preferenciais podem votar sobre a reestruturação. Ao deixar a assembléia, a aposentada Pabla Alessandra de Viscontte, de 67 anos, relatou que o credenciamento demorou pouco mais de uma hora e que a informação de falta de quórum foi dada pelo advogado que presidia a sessão.

"Eu ia votar contra (a reestruturação). É um absurdo, meu pai tinha um telefone há 50 anos e hoje me informaram que eu só tenho três ações", disse a jornalistas.

Às 12h55, as ações preferenciais da Telemar subiam 1,36 por cento, para 32,89 reais, enquanto o Ibovespa recuava 1,17 por cento. Na máxima do dia, os papéis da Telemar chegaram a subir pouco mais de 4 por cento.

As ações ordinárias da companhia recuavam 0,32 por cento, a 68,28 reais.

(Por Denise Luna)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    0,90
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h16

    -1,11
    74.550,01
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host