UOL Notícias Notícias
 

22/11/2006 - 22h02

Para Lula, reunião com peemedebistas foi "histórica"

Por Ricardo Amaral

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "histórica" a reunião desta quarta-feira em que apresentou uma proposta de governo de coalizão aos dirigentes do PMDB. Para Lula, a coalizão do PT com outros partidos tem o objetivo de alcançar o consenso.

"Eu diria que foi uma reunião histórica. Todos sabem que queríamos fazer uma aliança mais forte com o PMDB desde 2002, mas houve problemas internos do PMDB que não permitiram isso", disse o presidente a jornalistas depois da entrega de um prêmio para prefeituras que se destacaram no setor de merenda escolar.

Lula recebeu na tarde de quarta o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), além de alguns membros da direção da legenda que haviam apoiado o tucano Geraldo Alckmin nas eleições presidenciais de outubro.

O presidente apresentou aos peemedebistas os pontos básicos para uma coalizão partidária.

"Fiquei muito satisfeito porque o presidente Michel Temer disse que havia uma disposição do partido de trabalhar junto com o governo", comentou o presidente.

"Tenho que conversar com outras forças políticas, mas acho que estamos avançando. A coalizão que estamos construindo vai permitir que a gente chegue a um consenso e que o Brasil possa ganhar com isso."

Lula reafirmou que não tem pressa em reformar seu ministério para o segundo mandato e que, desde a reeleição, tem dedicado mais tempo aos problemas da administração do que às articulações políticas.

O presidente se queixou de "regras" que dificultam investimentos, especialmente na área de infra-estrutura. "Queremos estabelecer com o Congresso mudanças de regras para que o Brasil possa crescer com muito mais eficácia."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host