UOL Notícias Notícias
 

08/12/2006 - 14h34

Negociações com Coréia do Norte podem ser retomadas em dezembro

MOSCOU (Reuters) - Participantes das reuniões multilaterais sobre a Coréia do Norte estão estudando a idéia de retomada das negociações este mês, disse na sexta-feira uma "fonte diplomática bem-informada" à agência de notícias Itar-Tass.

"Uma proposta de realizar a próxima rodada em Pequim na segunda metade deste mês está sendo avaliada", disse a fonte que não foi identificada pela Tass, sem especificar quem sugeriu a reunião.

Num despacho noticioso separado vindo de Tóquio, a Tass afirmou que "fontes informadas na capital japonesa" disseram que as conversas podem ser reiniciadas em 16 de dezembro.

Os encontros, focados em persuadir Pyongyang a desistir de seu programa nuclear, estão estagnados desde que a Coréia do Norte abandonou as negociações há um ano.

A Coréia do Norte foi condenada internacionalmente quando conduziu um teste nuclear em 9 de outubro.

O país concordou em retomar as negociações --que envolvem as Coréias do Sul e do Norte, Estados Unidos, China, Japão e Rússia--, mas nenhuma data foi definida para as próximas reuniões.

Na quarta-feira, a agência de notícias Interfax afirmou que uma fonte diplomática norte-coreana disse que as conversas não poderiam ocorrer em dezembro devido às condições "inaceitáveis" impostas pelos Estados Unidos.

O ex-ministro das relações exteriores russo Alexander Alexeyev disse no início da semana que havia uma pequena esperança das negociações serem retomadas antes do ano que vem por causa das festas de Natal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host