UOL Notícias Notícias
 

09/01/2007 - 14h11

Vaticano elogia nova pesquisa com células-tronco

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano elogiou nesta terça-feira o novo método para obter células-tronco que não utiliza embriões humanos, considerando-o um avanço significativo que pode ajudar na pesquisa médica sem ir contra preceitos católicos.

O cardeal Javier Lozano Barragan, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, disse que a descoberta mostrou que a medicina pode progredir sem destruir embriões humanos. Pesquisadores norte-americanos divulgaram no domingo que células-tronco encontradas no líquido amniótico, que protege os bebês no útero, têm quase o mesmo potencial que as células-tronco embrionárias na produção de células capazes de se transformar em outras de diferentes tipos, que os cientistas acreditam ser capazes de revolucionar a medicina.

A Igreja Católica e outros grupos religiosos criticam o método mais comum de pesquisa com células-tronco, que envolve a retirada de células de embriões humanos, por acreditarem que esses organismos são seres humanos desde o momento em que foram concebidos.

"Eu estou muito satisfeito de ver esse progresso no campo da ciência pelo bem da humanidade", disse Barragan nesta terça-feira à Rádio Vaticano, apontando que não viola "a vida do doador".

Em uma entrevista publicada na segunda-feira, no jornal italiano La Stampa, ele chamou a descoberta de "um avanço muito significativo e eticamente admissível" na busca por céulas que podem criar músculos, ossos e outras células para substituir as danificadas.

Barragan disse que o Vaticano não se opõe a toda a pesquisa com células-tronco. "A Igreja não é obscurantista e está sempre pronta a apoiar o verdadeiro progresso científico que não ameaça nem manipula as fontes da vida", disse ele.

(Por Tom Heneghan)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host