UOL Notícias Notícias
 

10/01/2007 - 17h56

Britânicos devem completar operação em Basra em semanas--Blair

LONDRES (Reuters) - Operações britânicas com o objetivo de preparar a devolução da segurança de Basra às autoridades iraquianas podem ser finalizadas nas próximas semanas, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro Tony Blair.

Os comentários de Blair podem sugerir uma devolução antes do previsto anteriormente. A secretária das Relações Exteriores, Margaret Beckett, disse em novembro do ano passado que a Grã-Bretanha poderia entregar o controle de Basra ao governo iraquiano na primavera de 2007.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai anunciar planos na quarta-feira de mandar mais 21.500 soldados norte-americanos para se juntar aos 130 mil já presentes no Iraque.

"Há uma operação conduzida pelos britânicos em Basra nos últimos meses, que deve ser finalizada nas próximas semanas", disse Blair, acrescentando que, posteriormente, discutiria o plano com o Parlamento.

Questionado se a entrega final seria antes da Páscoa, final de abril, o porta-voz de Blair disse: "Vamos ver como a operação se desenvolve".

Ao ser perguntado se o governo britânico seguiria os passos norte-americanos e aumentaria as tropas no Iraque, Blair respondeu a legisladores: "Em relação a Basra, a situação é diferente".

"Nós não temos a mesma violência sectária sunita-xiita, não temos a Al Qaeda operando da mesma forma e não temos a insurgência sunita atuando da mesma forma".

Os britânicos têm 7.100 soltados no sul do Iraque, a maioria baseada em Basra e seus arredores. A cidade, segunda maior do Iraque, permanece perigosa com facções xiitas lutando umas contra as outras pelo controle e tendo tropas britânicas como alvo.

Fontes governamentais disseram que a Operação Sinbad --cujo sucesso irá ditar a velocidade da devolução final-- está indo bem. A operação tem por objetivo treinar a polícia de Basra, erradicar os insurgentres e melhorar os serviços básicos para deixá-los a cargo das forças iraquianas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host