UOL Notícias Notícias
 

16/01/2007 - 12h06

Médico de Fidel repete que líder cubano está se recuperando

MADRI (Reuters) - Um médico espanhol repetiu na terça-feira sua opinião de que o estado de saúde do líder cubano, Fidel Castro, que se submeteu a uma cirurgia intestinal no ano passado, continua a melhorar.

O cirurgião Jose Luis Garcia Sabrido, que examinou Fidel em dezembro, não mudou seu prognóstico de que o dirigente de 80 anos está se recuperando lentamente após tratamento, disse o secretário dele à Reuters.

"Nada mudou desde que ele (o médico) se manifestou em dezembro", afirmou o secretário do cirurgião quando questionado sobre se Garcia Sabrido continuava defendendo a mesma opinião.

Os comentários foram feitos depois de o jornal El País, da Espanha, ter dito, na terça-feira, que Fidel estava em estado grave após ter sido operado devido a uma diverticulite (inflamação). O quadro teria se complicado devido a uma infecção.

Segundo a publicação, a condição de Fidel é "muito grave" e o líder cubano é alimentado por soro administrado na veia. O jornal citou, como fonte de suas informações, dois integrantes de equipes médicas do hospital Gregorio Maranon, de Madri, onde Garcia Sabrido é chefe de cirurgia.

O escritório do cirurgião afirmou que ele não havia feito nenhum novo comentário sobre a saúde de Fidel e que não pretendia fazê-lo.

O dirigente da ilha caribenha, que não é visto em público desde julho e cuja doença vem sendo encarada como segredo de Estado em Cuba, enfrentou uma infecção grave que se transformou em uma peritonite, disse o El País.

Em dezembro, Garcia Sabrido afirmou a repórteres que Fidel não tinha câncer e que poderia voltar ao comando de Cuba se conseguisse se recuperar totalmente da cirurgia.

Na segunda-feira, um diplomata latino-americano familiarizado com o governo de Cuba afirmou à Reuters que Fidel enfrenta problemas na cicatrização dos pontos feitos após a cirurgia.

Autoridades norte-americanas disseram suspeitar que o dirigente esteja na fase terminal de um câncer.

(Por Andrew Hay)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    0,12
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h12

    -0,57
    63.720,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host