UOL Notícias Notícias
 

22/01/2007 - 23h29

Número dois da Al Qaeda zomba de plano de Bush para o Iraque

DUBAI (Reuters) - O vice-líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahri, zombou do plano do presidente norte-americano George W. Bush de enviar mais tropas ao Iraque, afirmando que os militantes podem liquidar todo o Exército dos Estados Unidos, segundo um vídeo divulgado na Internet.

Os comentários de Zawahri foram divulgados pela página do instituto SITE (www.siteinstitute.org), que busca e analisa grupos de milícias. O instituto disse que o vídeo foi originalmente publicado pelo braço de mídia da Al Qaeda as-Sahab, que é monitorado pelo SITE.

"Por que enviar só 20 mil? Por que não enviar 50 ou 100 mil? Vocês não sabem que os cachorros do Iraque estão louco pelos corpos de seus soldados mortos?", disse.

Bush planeja enviar mais 21.500 soldados ao Iraque para ajudar o governo do país a melhorar a segurança, particularmente em Bagdá.

Foi a primeira reação da Al Qaeda ao plano.

Zawahri debochou mais de Bush ao convidá-lo a enviar todo o Exército norte-americano ao Iraque e disse que os "mujahideen" são capazes de destruir o equivalente a 10 exércitos.

Ele reiterou ofertas feitas anteriormente de que o povo norte-americano terá segurança se chegar a um "entendimento" com os muçulmanos. Zawahri acrescentou ainda que os norte-americanos não terão paz enquanto seguirem as políticas de Bush e de seu governo.

"Se estivermos seguros, vocês podem estar seguros, e se estivermos a salvo, vocês podem estar a salvo", afirmou Zawahri, segundo a página na Internet.

Sobre o Afeganistão, o número dois da Al Qaeda disse que os Estados Unidos fracassaram em desalojar o Taliban do país e tiveram de pedir ajuda à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Zawahri fez um apelo aos muçulmanos para que lancem uma guerra santa contra os planos de Bush de enviar mais tropas ao Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host