UOL Notícias Notícias
 

24/01/2007 - 13h16

Neve provoca caos nas estradas da Europa e mata ao menos 3

Por Janet Lawrence

LONDRES (Reuters) - Três pessoas morreram quando a neve e o gelo provocaram um caos no tráfego de veículos em toda a Europa, na quarta-feira, impedindo a circulação de trens e aviões e deixando milhares de casas sem eletricidade.

Na Alemanha, estradas cobertas de gelo provocaram vários acidentes, matando três pessoas e deixando vários feridos, disse a polícia.

Na cidade alemã de Stuttgart (sul), cerca de mil passageiros de aviões ficaram presos durante a noite, já que 70 vôos foram cancelados devido a uma forte nevasca, disse o aeroporto.

No sudeste da Grã-Bretanha, a primeira neve a cair neste inverno atrapalhou o trânsito nas estradas e a circulação de trens. Os passageiros enfrentaram vários atrasos em muitas rotas que levam a Londres.

A Southwestern, uma empresa que trabalha na região, disse prever que continuarão a ser verificados atrasos durante a tarde. O site da Southwestern saiu do ar devido ao grande número de acessos.

A agência de meteorologia da Grã-Bretanha afirmou que nevascas ainda mais fortes devem acontecer na quinta e na sexta-feira, em vários pontos do sudeste do país.

Os termômetros caíram para 10 graus Celsius negativos em algumas áreas da França. E cerca de 5.000 veículos ficaram presos quando a estrada A6, que atravessa o leste do território francês, foi bloqueada pelo excesso de neve. Cerca de 200 policiais e bombeiros foram enviados à região para ajudar os ocupantes dos veículos.

Na região central do país, cerca de 85 mil casas ficaram sem energia elétrica e as viagens de trem foram suspensas.

Na Província de Caríntia (Áustria), 12 mil casas deixaram de receber eletricidade quando uma nevasca derrubou árvores sobre linhas de transmissão. Autoridades divulgaram um alerta sobre o perigo de avalanches na região dos Alpes.

Ali, em poucas horas, uma tempestade depositou sobre o solo uma camada de mais de 1 metro de gelo, impedindo o trânsito de veículos nas estradas.

Mas as novas condições climáticas representam uma boa notícia para as estações de esqui, que enfrentavam dificuldades devido à falta de neve. O tempo frio deve continuar pelo resto da semana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host