UOL Notícias Notícias
 

07/02/2007 - 21h36

Cuba debate futuro econômico sob Raúl Castro

Por Marc Frank

HAVANA (Reuters) - Economistas cubanos estão ocupados estudando formas de dinamizar uma das últimas economias comunistas do mundo, algo incentivado pelo presidente interino, Raúl Castro, desde que ele substituiu seu irmão Fidel, doente, há seis meses.

O debate está voltado para como tornar mais produtiva a ineficiente economia estatal e como tirar vantagem de uma nova situação nas reservas de divisas.

"Há um consenso a respeito de nossas metas: mais participação popular, desenvolvimento do país e melhor vida espiritual e material", disse à Reuters o professor de Economia Evelio Vilariño, especialista em China, durante uma conferência sobre a globalização, nesta semana. "Onde não há consenso é sobre como melhor alcançar isso."

Em uma série de discursos de fim de ano, Raúl Castro manifestou frustração com a burocracia, exigiu respostas sobre a queda na produção de alimentos, pediu à imprensa que seja mais crítica e autorizou um estudo das relações de propriedade no sistema socialista.

O economista cubano Amando Nova, especialista em agricultura, disse que as reformas no setor no começo da década de 1990 --quando Cuba dividiu as fazendas estatais em cooperativas e legalizou mercados privados para produtos-- ficaram no meio do caminho.

"Precisamos que os agricultores participem mais nas decisões sobre produção e preços, que possam comprar insumos e em geral desfrutar de mais autonomia em relação ao Estado", disse Nova, que está envolvido em um relatório agrícola encomendado pelo governo.

Estudos similares estão sendo feitos em outros setores da economia, em que o Estado dita a maior parte dos preços e da produção em troca de insumos e crédito.

Muitos especialistas consideram Raúl, 75 anos, mais pragmático que seu irmão, e acreditam que ele pode levar a economia cubana, atualmente controlada em 90 por cento pelo Estado, para um modelo mais aberto, como o chinês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    -0,73
    3,259
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h31

    1,03
    63.880,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host