UOL Notícias Notícias
 

21/02/2007 - 10h08

Especialistas dos EUA alertam para ogivas norte-coreanas

SEUL (Reuters) - A Coréia do Norte pode produzir uma ogiva nuclear capaz de ser montada em mísseis que atingiriam toda a Coréia do Sul e a maior parte do Japão, disseram especialistas norte-americanos em um relatório obtido na quarta-feira.

Os dois especialistas nucleares dos EUA que recentemente visitaram as instalações nucleares norte-coreanas ao norte de Pyongyang disseram que o misterioso e miserável Estado separou plutônio suficiente para cinco a 12 armas nucleares.

"Pouco se sabe sobre a capacidade da Coréia do Norte em produzir uma arma nuclear, embora se avalie que possivelmente possa construir uma ogiva nuclear rudimentar para seu míssil Nodong", disse o Instituto para a Ciência e a Segurança Internacionais, em relatório divulgado na terça-feira nos EUA.

A ONG acrescentou que "a ogiva pode não ser confiável, e poderia ter um rendimento relativamente pequeno."

Muitos especialistas duvidam que a Coréia do Norte tenha a capacidade de miniaturizar uma ogiva nuclear para que caiba num míssil.

O relatório diz ainda que a Coréia do Norte provavelmente obteve tecnologia do exterior para ajudar no desenvolvimento de uma ogiva nuclear rudimentar.

Especialistas não duvidam de que Pyongyang tenha centenas de mísseis, inclusive os Rodong, capazes de atingir a Coréia do Sul e o Japão.

(Por Jon Herskovitz)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    0,35
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h40

    0,30
    74.663,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host