UOL Notícias Notícias
 

23/02/2007 - 20h48

Presidente italiano decidirá sobre governo no sábado

Por Robin Pomeroy

ROMA (Reuters) - O presidente italiano decidirá no sábado quem deve liderar o governo da Itália, após uma crise desencadeada pela renúncia do primeiro-ministro Romano Prodi na quarta-feira.

Apoiadores de Prodi esperavam que Napolitano decidisse na sexta-feira pedir ao premiê que continuasse no cargo, após dois dias de consultas com líderes partidários e políticos experientes.

Contudo, Napolitano, de 81 anos, decidiu adiar a questão e deixar a Itália apreensiva.

"Esta noite tentarei organizar as diferentes propostas e meus pensamentos, e amanhã de manhã vou comunicar minha decisão", disse o presidente a repórteres no palácio de Quirinale, onde ele conversou com conhecidos nomes da política italiana.

Se Napolitano, um ex-comunista, decidir que Prodi deve continuar, pode pedir a ele que vá ao Parlamento com seu atual gabinete para tentar um voto de confiança, ou para formar um novo governo.

Caso contrário, ele pode pedir a outra pessoa para formar um governo, ou convocar uma eleição, algo que é visto pela maioria dos analistas políticos como a última opção provável.

Prodi, que venceu a eleição mais disputada da história da Itália pós-Segunda Guerra, renunciou na quarta-feira após perder uma importante votação sobre política externa no Senado.

(Por Philippa Fletcher)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h30

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host