UOL Notícias Notícias
 

11/03/2007 - 10h20

Irã diz apoiar qualquer esforço para estabilizar Iraque

TERRÃ (Reuters) - O governo iraniano declarou neste domingo que apóia esforços para diminuir a violência no Iraque e descreveu um encontro regional em Bagdá com autoridades norte-americanas como um "bom passo".

"Nós apoiamos quaisquer esforços que tirem o Iraque dos problemas atuais... e ajudem a segurança do Iraque. O Irã será o primeiro a apoiar esse plano", disse o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Ali Hosseini.

O Iraque sinalizou às potências mundiais e seus vizinhos, incluindo Washington e os adversários Irã e Síria, que concordou com o encontro em Bagdá no sábado, vital a todos para interromper a expansão da violência sectária na região.

"Como primeiro passo, foi um bom passo", disse Hosseini em uma entrevista transmitida pela TV estatal. "Nós esperamos que outros países presentes à conferência em Bagdá mudem seu comportamento político sobre o Iraque."

Depois das conversas em Bagdá entre importantes autoridades, os Estados Unidos afirmaram que a Turquia ofereceu-se para sediar uma próxima conferência de nível ministerial planejada para abril e à qual a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, deve comparecer.

(Por Edmund Blair)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host