UOL Notícias Notícias
 

16/03/2007 - 16h26

Para Cosan, tarifa sobre álcool importado nos EUA é "racional"

SÃO PAULO (Reuters) - A tarifa de importação dos Estados Unidos sobre o álcool é "importante" para estimular o crescimento do mercado local, afirmou nesta sexta-feira o vice-presidente financeiro da Cosan, Paulo Diniz, indicando que, por isso, a taxa favorece indiretamente os próprios produtores brasileiros do combustível.

"A gente não pode ser tão egoísta a ponto de querer que isso acabe e consequentemente corremos o risco de que o próprio mercado americano de etanol também acabe", disse Diniz a repórteres numa teleconferência para comentar os resultados trimestrais do grupo.

A Cosan é o maior grupo produtor de álcool do Brasil, com 17 unidades produtoras.

Os EUA foram o maior mercado externo para o álcool brasileiro em 2006, respondendo por cerca de metade do volume total exportado.

"Não temos dúvida que no futuro não tem como justificar o pagamento deste imposto de importação. No entanto, no curto e médio prazo ele é importante para estimular não só o crescimento mas a conscientização da existencia de um mercado de etanol nos EUA", afirmou.

O executivo disse que se o imposto fosse retirado, muitas unidades que estão sendo instaladas nos Estados Unidos "deixariam de existir" ou seriam paralisadas.

"É melhor que realmente esse mercado cresça e floresça e... aí sim vamos discutir imposto de importação a exemplo do que discutimos o açúcar exportado subsidiado da Europa na Organização Mundial do Comércio", afirmou.

Diniz disse ainda que a oferta de álcool do Brasil não será suficiente para suprir o mercado norte-americano "neste ano, no próximo ano e ainda no outro ano."

"É muito razoável, embora a gente não goste, a gente pensar que é racional, sim, a existência desse imposto no curto prazo", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host