UOL Notícias Notícias
 

21/03/2007 - 14h44

UE proíbe vinho, perfume e cavalo de corrida para norte-coreanos

BRUXELAS (Reuters) - Os líderes norte-coreanos não poderão comprar artigos de luxo europeus, incluindo vinhos, perfumes e cavalos de corrida depois de os países da União Européia acertarem novas sanções nesta quarta-feira em resposta ao teste nuclear de Pyongyang em outubro passado.

"A lista inclui cerca de 20 categorias de produtos proibidos para exportação: cavalos de corrida, vinhos, perfumes de luxo, charutos, veículos e relógios", afirmou uma autoridade da UE sobre a proibição.

Assim como os bens de luxo, a UE vai bloquear o comércio de produtos relacionados à energia nuclear e congelou os bens de pessoas ligadas ao programa de Pyongyang, disse um diplomata. A Organização das Nações Unidas ordenou a imposição das sanções depois do teste nuclear, o primeiro da Coréia do Norte.

As medidas são direcionadas a afetar o líder norte-coreano Kim Jong-il e as famílias da elite que ele favorece com artigos de luxo.

O diplomata declarou que o recente progresso nas negociações entre seis países para interromper o programa de armas nucleares norte-coreano não é o suficiente para permitir a suspensão das sanções.

"Nós precisamos de uma implementação total da resolução da ONU", declarou.

(Por Ingrid Melander)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host