UOL Notícias Notícias
 

29/03/2007 - 15h06

TV iraniana mostra imagens de captura de britânicos

TEERÃ (Reuters) - A televisão iraniana mostrou imagens do que disse ter sido a operação para prender 15 militares navais britânicos sexta-feira passada, também mostrando a gravação como prova de que os marinheiros estavam em águas iranianas.

A Grã-Bretanha diz que os militares foram detidos em território iraquiano e diz que dados de posicionamento global provam sua posição. Teerã diz ter provas semelhantes para justificar seu caso.

Imagens de TV mostraram um barco da Guarda Revolucionária filmando o que, segundo a emissora, era uma embarcação britânica. Uma voz, aparentemente do barco de onde o vídeo foi feito, grita: "Eles são britânicos?" E outra responde: "Eles são britânicos, eles são britânicos".

Em outra conversa, alguém diz: "Então há outro (barco britânico)". E outra pessoa diz que sim.

A TV estatal iraniana mostrou um comandante, indicado apenas como Setaieh, mostrando vários pontos no mapa nos quais disse que os britânicos entraram no Irã.

"Baseado em informações de GPS, foi mostrado que eles violaram águas iranianas antes", disse Setaieh, comandante da base de Arvand, sul do Irã, região na qual os militares foram detidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host