UOL Notícias Notícias
 

20/04/2007 - 20h43

Bingos pagavam até R$30 mil por mês para manter liminar, diz PF

SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que investiga uma organização criminosa, formada por donos de bingos e importadoras de máquinas caça-níqueis, que pagava entre 20 mil e 30 mil reais a desembargadores, juízes e um procurador da Fazenda Nacional para comprar decisões judiciais.

"Pagava-se um valor por mês, era um bingão mensal", afirmou o superintendente Geraldo José de Araújo a jornalistas na sede da PF em São Paulo após a deflagração da Operação Têmis na capital paulista, no Rio de Janeiro e em Campo Grande.

"O lobista fazia uma aproximação e convencia os magistrados envolvidos a conceder as decisões favoráveis. No caso dos bingos, isso garantia o funcionamento das casas", declarou ele, acrescentando que os pagamentos dos donos de bingos por uma liminar chegariam a 150 mil reais.

A ação da PF veio oito meses depois de uma denúncia do Ministério Público Federal e foi interrompida há um mês quando informações sigilosas teriam sido vazadas, segundo a PF. As informações foram obtidas por meio de escutas telefônicas.

Além dos bingos, empresas de outros setores também teriam sido beneficiadas pelas decisões judiciais, segundo a polícia. Dez liminares que beneficiaram bingos estão sob investigação.

Segundo Luiz Roberto Ungaretti, do Grupo de Combate ao Crime Organizado da PF, o esquema envolveria liminares para várias casas de bingo e o valor das propinas supostamente varia de acordo com o tempo de duração da medida.

Ele disse que pedirá prisão temporária de 43 investigados, entre magistrados, advogados, empresários e policiais.

Na semana passada, a PF deflagrou a chamada Operação Hurricane (Furacão) contra o jogo ilegal, atingindo desembargadores, juízes e delegados da própria PF.

(Por Maurício Savarese)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h13

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host