UOL Notícias Notícias
 

05/05/2007 - 10h14

Sarkozy ataca Royal por alerta contra "revolta"

Por Jon Boyle

PARIS (Reuters) - Com a votação começando no exterior já neste sábado para o segundo turno das eleições presidenciais da França, o favorito Nicolas Sarkozy atacou declarações "de guerra" da candidata rival, Ségolène Royal, que disse que uma vitória dele no domingo poderia detonar revoltas.

A votação começou às 7h (horário de Brasília) no minúsculo território francês de St. Pierre e Miquelon, na costa leste canadense, um dia antes de as urnas abrirem na França.

Cerca de um milhão de franceses que vivem no exterior poderão votar um dia antes, em uma medida criada para incentivar o voto. O restante dos 44,5 milhões de eleitores franceses poderá depositar seus votos neste domingo.

Em uma entrevista divulgada pelo jornal francês Le Parisien em seu site na noite de sexta-feira, o candidato de direita, Sarkozy, descreveu o alerta de violência feito pela representante socialista no caso de ela perder a eleição de domingo como uma última jogada desesperada.

"Essa linguagem de guerra é a negação das regras democráticas básicas", disse Sarkozy. "Sem dúvida é porque ela está desmoralizada", acrescentou. Royal está 10 pontos atrás pelas últimas pesquisas, publicadas na sexta-feira, antes de um embargo pré-votação.

"Dizer que se as pessoas não votarem em um candidato haverá violência é simplesmente recusar a expressão de opinião republicana e democrática", disse Sarkozy.

"Nunca vimos isso antes, nunca. É uma forma de intolerância preocupante", acrescentou, rejeitando a conversa de que sua vitória iria provocar violência nos subúrbios da França.

A entrevista não pôde ser publicada na edição impressa de domingo do Le Parisien por causa de uma proibição em pesquisas e campanhas na véspera da eleição, para garantir aos eleitores "um dia de reflexão" antes da votação.

Na sexta-feira, Royal disse à rádio RTL que "escolher Nicolas Sarkozy seria perigoso", admitindo que ela estava rompendo um tabu ao levantar a perspectiva de violência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host