UOL Notícias Notícias
 

11/05/2007 - 08h25

Blair manifesta apoio total a Gordon Brown como novo premiê

Por Sumeet Desai

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, fez nesta sexta-feira declarações entusiasmadas de apoio à candidatura de Gordon Brown para se tornar o próximo líder do país.

Brown, ministro das Finanças, espera com ansiedade pelo cargo, para o qual recebeu a luz verde na quinta-feira, quando Blair anunciou que renunciará no dia 27 de junho, depois de 10 anos no poder.

"Estou absolutamente contente em dar meu apoio total a Gordon como o próximo líder do Partido Trabalhista e primeiro-ministro e em endossá-lo completamente", disse Blair a repórteres.

O novo líder trabalhista torna-se automaticamente primeiro-ministro.

O ministro lançou sua campanha para a liderança trabalhista em uma região dominada por conservadores no norte de Londres.

Brown é atualmente o único candidato. Nenhum outro conseguiu apoio de 45 parlamentares trabalhistas, número necessário para competir.

Seu maior desafio será reconquistar o apoio dos eleitores aos trabalhistas, que estão muito atrás nas pesquisas do renovado Partido Conservador, liderado pelo jovem líder David Cameron.

"Nas próximas semanas me encontrarei com pessoas de todas as partes do país. É uma chance de debater novas idéias, mas também de ouvir as preocupações delas", contou Brown à Reuters.

"É uma chance de mostrar como vamos atender às aspirações do povo, mas também de entender o que precisa mudar."

Brown, escocês de 56 anos, ressaltou a necessidade de laços fortes com os Estados Unidos, mas declarou que vai evitar ser apontado como "cãozinho de estimação" do presidente George W. Bush. Blair sempre foi criticado na Grã-Bretanha pelo apoio a Bush, depois da invasão do Iraque liderada pelos EUA.

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, disse à rádio BBC que deseja garantir que Washington e Londres formem uma equipe forte com Brown no poder.

"A Grã-Bretanha e a América sempre serão amigas e sei que vamos trabalhar muito, muito bem com Gordon Brown quando ele tornar-se primeiro-ministro", disse Rice.

(Com reportagem de Sophie Walker)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host