UOL Notícias Notícias
 

18/05/2007 - 10h29

Iate de Bill Gates inspira ilha artificial na Tailândia

Por Dominic Whiting

HONG KONG (Reuters) - Uma visita de Bill Gates à Tailândia inspirou a construção de uma ilha artificial na costa do balneário de Phuket, para que o homem mais rico do mundo e outros magnatas possam atracar seus enormes iates.

Na esperança de que a região rivalize com a Riviera Francesa e o Caribe para atrair milionários, o empresário Gulu Lalvani planeja construir uma ilha em forma de rosquinha, com 30 a 40 mansões e um hotel em torno de uma marina.

"Bill Gates esteve lá no mês passado com sua mulher num iate de 54 metros (177 pés) e adorou", disse Lalvani à Reuters. "Sentamos juntos na praia e ele disse que aquela era uma das melhores férias que já tiveram, e que voltaria todo ano, mas só se tivesse algum lugar para o seu mega-iate."

Lalvani, 68, que construiu a Marina Real de Phuket no lado leste da ilha para servir de "hobby na aposentadoria", disse ter recebido autorização do governador local para a obra. A construção deve ser iniciada no final de 2007 e durar quatro anos.

"O governador é um amigo íntimo. Discutimos isso antes, mas depois da visita de Bill Gates ele sancionou o projeto", afirmou.

A ilha Zoran (nome do filho mais novo de Lalvani) ficará a 3 quilômetros de Phuket, na baía de Phang Nga, cujas ilhotas de calcário serviram de cenário para o filme "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".

A ilha e as construções custarão cerca de 200 milhões de dólares, segundo Lalvani.

Mais de 200 pessoas morreram em dezembro de 2004 em Phuket devido ao grande tsunami da Ásia, que atingiu as costas oeste e sul da ilha. Desde então, porém, o mercado imobiliário do balneário se recuperou. Lalvani disse que seu empreendimento não corre risco de um novo tsunami, pois fica no lado leste, mais protegido.

O empresário está animado com as perspectivas de Phuket. "Os desembarques no primeiro trimestre e a ocupação hoteleira atingiram um recorde histórico. 2005 foi um desastre, mas agora todo hoteleiro está nas nuvens. O tsunami é coisa do passado, todo mundo já esqueceu."

Na Marina Real de Phuket, que na maré baixa não tem profundidade para receber grandes iates, apartamentos de dois dormitórios dobraram de preço nos últimos 18 meses, chegando a valer 600 mil dólares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host