UOL Notícias Notícias
 

19/05/2007 - 15h31

Romenos rejeitam proposta de impeachment do presidente

Por Radu Marinas e Marius Zaharia

BUCARESTE (Reuters) - Os romenos rejeitaram neste sábado uma tentativa do parlamento de promover o impeachment do presidente reformista Traian Basescu em um referendo, dando a ele mandato para reforçar suas iniciativas contra a corrupção.

Duas sondagens divulgadas após o fim da votação às 20 h (horário local) mostraram que entre 75 e 78 por cento votaram "não" aos planos de afastar o ex-capitão da Marinha.

O Parlamento suspendeu Basescu da Presidência no mês passado e convocou o referendo por seu impeachment afirmando que ele havia ultrapassado o limite de sua autoridade e fomentado um impasse político no país recém-admitido na União Européia.

Muitos romenos consideram Basescu um cruzado anti-corrupção. O veredicto deles representa uma humilhação para o primeiro-ministro liberal Calin Tariceanu e seus aliados social-democratas que promoveram a iniciativa do impeachment.

"Esse é realmente um voto em que a nação romena se pronunciou", afirmou um exultante Basescu a apoiadores em Bucareste.

CORRUPÇÃO ENDÊMICA

Em viagens pelo país antes do referendo, Basescu acusou Tariceanu de proteger uma rede de políticos corruptos e as novas elites que enriqueceram durante a transição do regime comunista para uma economia de mercado.

Taricenau rejeita as acusações e afirma que Basescu tem um estilo autocrático e uma insaciável "sede por poder".

A corrupção é endêmica no país ex-comunista do Mar Negro. A Romênia entrou para a União Européia em janeiro, com a condição de que daria continuidade às reformas judiciais necessárias para erradicar o problema.

Logo depois da entrada para a UE, as medidas reformistas ficaram estagnadas, e os aliados de Basescu no governo, como a ministra da Justiça, Monica Macovei, e o ministro do Interior, Vasile Blaga, foram demitidos por Tariceanu.

Diplomatas dizem que a Comissão Européia deverá advertir o governo romeno em seu relatório de junho. A Romênia poderá ficar sujeita a sanções que restringiriam a ajuda do bloco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,26
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h04

    0,66
    69.089,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host