UOL Notícias Notícias
 

25/05/2007 - 20h09

Mercosul rejeita pedido de apoio de Chávez a ação contra RCTV

Por Guido Nejamkis

BRASÍLIA (Reuters) - Os países do Mercosul rejeitaram um pedido da diplomacia venezuelana para apoiar a decisão do presidente Hugo Chávez de não renovar a concessão ao canal RCTV.

O pedido foi feito durante a recente reunião de chanceleres do bloco, realizada na terça-feira em Assunção, disseram na sexta-feira à Reuters três fontes diplomáticas do bloco sul-americano.

Os diplomatas afirmaram que o pedido venezuelano contou com a oposição de Uruguai e Paraguai, enquanto Argentina e Brasil evitaram se pronunciar sobre a proposta.

As decisões do Mercosul, integrado pela própria Venezuela, além de Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, são tomadas por consenso.

A medida de Chávez significará o fechamento no domingo do canal de televisão mais crítico à sua administração.

A RCTV será obrigada a ceder seu sinal a uma nova estação estatal de televisão, cuja direção foi nomeada por Chávez.

Na reunião de Assunção, a delegação venezuelana liderada pelo chanceler Nicolás Maduro solicitou também um pedido de apoio do Mercosul para que os Estados Unidos extraditem para a Venezuela o ex-agente da CIA Luis Posada Carriles, acusado de um atentado contra um avião cubano em 1976, no qual 73 pessoas morreram.

O bloco, porém, condenou "o terrorismo em todas as suas formas" e, em relação ao ex-agente, solicitou aos EUA seu "devido processo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host