UOL Notícias Notícias
 

10/07/2007 - 09h59

Londres critica Rússia por não extraditar Lugovoy

Por Sophie Walker e Adrian Croft

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha qualificou na terça-feira de "inaceitável" a recusa da Rússia em extraditar o principal suspeito pelo assassinato do ex-espião Alexander Litvinenko e disse estar revendo sua cooperação com Moscou.

Um porta-voz do primeiro-ministro Gordon Brown disse que a reação da Rússia foi "extremamente frustrante" e que a Grã-Bretanha não tem certeza de que o suspeito Andrei Lugovoy, ex-agente da segurança estatal russa, receba um julgamento justo em seu país de origem.

"Estamos revisando a situação e considerando que novos passos podemos tomar. Consideramos isso um assunto sério", disse o porta-voz, acrescentando que todas as opções estão sendo consideradas.

"A Rússia é um parceiro importante em muitas questões, e queremos continuar buscando uma relação construtiva com eles, mas, dada sua recusa em cooperar neste assunto, precisamos considerar cuidadosamente nossa cooperação em uma gama de questões", acrescentou o porta-voz.

Litvinenko, que fora agente do Serviço Federal de Segurança da Rússia, havia se mudado para a Grã-Bretanha, onde fazia críticas frequentes ao presidente russo, Vladimir Putin. Ele morreu num hospital londrino em novembro, depois de ser contaminado com polônio-210, um material radioativo.

Promotores britânicos confirmaram que Moscou enviou uma resposta negativa ao pedido de extradição de Lugovoy, o principal suspeito pela morte de Litvinenko.

A polícia encontrou uma trilha de radiação compatível com a movimentação de Lugovoy. Mas o suspeito negou qualquer envolvimento, dizendo que Litvinenko provavelmente foi morto pelo serviço britânico de inteligência.

O assassinato do ex-espião azedou as já complicadas relações entre Londres e Moscou.

(Com reportagem de Kate Kelland)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host