UOL Notícias Notícias
 

13/07/2007 - 07h32

AIEA e Irã traçam plano para sanar dúvidas de programa nuclear

VIENA (Reuters) - A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) disse na sexta-feira que concordou com o Irã sobre como resolver algumas questões relacionadas a antigos experimentos do país com plutônio.

Após dois dias de conversas em Teerã, a agência também disse que concordou com o Irã sobre a visita de inspetores a um reator de pesquisa de água pesada até o fim de julho e sobre como lidar com salvaguardas na usina de enriquecimento de urânio de Natanz até o começo de agosto.

Em junho, o Irã e a agência decidiram criar um "plano de ação" sobre como sanar dúvidas ligadas ao polêmico programa nuclear do país. Potências ocidentais suspeitam que o programa seja uma fachada para a obtenção de armas nucleares, mas Teerã diz que somente busca tecnologia para gerar energia.

Nos dois dias de reunião, o vice-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen, encontrou-se com Javad Vaeedi, vice-negociador nuclear do Irã, e com Mohammad Saeedi, vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, para discutir o plano.

(Reportagem de Karin Strohecker)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h20

    -0,56
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h23

    -0,53
    75.204,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host