UOL Notícias Notícias
 
14/07/2007 - 13h54 / Atualizada 25/06/2010 - 14h21

Mau tempo frustra pela 4a vez lançamento de foguete brasileiro

BRASÍLIA (Reuters) - As condições meteorológicas foram, pela quarta vez, a principal inimiga da missão brasileira que levaria o foguete VSB-30 ao espaço neste sábado.

Ventos de altitude mais fortes que o desejável complicaram a contagem regressiva do Centro de Lançamento de Alcântara, iniciada nesta manhã. A expectativa é de que haja condições climáticas favoráveis para o lançamento na próxima segunda-feira, informou a Agência Espacial Brasileira nesta tarde.

Inicialmente previsto para a última quarta-feira, a missão foi adiada por três vezes consecutivas ao longo da semana por razões operacionais e meteorológicas.

O lançamento faz parte da chamada Operação CumãII e tem por objetivo conduzir nove experimentos brasileiros para testes em ambiente de microgravidade.

O vôo total do foguete é estimado em 20 minutos, sendo 6 minutos e meio em ambiente de microgravidade. Após o lançamento, a carga útil do veículo de sondagem (onde se localizam os experimentos) volta à atmosfera terrestre. Após cair no mar, é resgatado por uma equipe de busca da Aeronáutica.

O Centro de Alcântara tem até o dia 19 de julho para concluir a missão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host