UOL Notícias Notícias
 

06/08/2007 - 08h59

Lula diz que vai transformar o país em "canteiro de obras"

Reuters
Em São Paulo
Lula Marques/Folha Imagem
"Os investimentos serão destinados a tudo que tiver de infra-estrutura", disse Lula
ASSISTA AO VÍDEO DO BANDNEWS
POPULARIDADE DO GOVERNO EM ALTA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que em breve vai anunciar uma série de projetos de infra-estrutura em todo o Brasil, que, com isso, se tornará "um verdadeiro canteiro de obras".

Segundo Lula, os investimentos serão destinados a obras em "estradas, ferrovias, gasodutos...portos, aeroportos, ou seja, tudo que tiver de infra-estrutura".

"Quando eu voltar desta viagem pela América Central, nós vamos começar a anunciar as obras... nós vamos fazer deste país um verdadeiro canteiro de obras", disse ele em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".

No domingo, Lula chegou ao México e depois deve iniciar uma visita pela América Central, passando por Honduras, Nicarágua, Panamá e Jamaica.

Além do setor de transportes, o presidente disse que importantes investimentos também serão feitos na área social, algo que, segundo ele, não tem ocorrido porque "na cabeça de muitos políticos brasileiros não dá voto".

"Para fazer saneamento básico, tem que cavar um buraco, enfiar o tubo e tapar o buraco. Ou seja, significa que é uma obra que você não pode colocar uma placa, você não pode colocar o nome de um parente", disse.

Ainda segundo Lula, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai respeitar critérios técnicos e não partidários. "Eu quero saber se aquela cidade tem as condições técnicas que permitem que este dinheiro seja aplicado... Ou seja, nós olhamos para a cara da população, para as necessidades da população e aí, se tiver o problema, recebe o dinheiro."

Neste domingo, pesquisa Datafolha mostrou que a popularidade do presidente se mantém em alta e não foi afetada nem pela crise do setor aéreo, que se estende há 10 meses. Pela sondagem, realizada entre os dias 1o e 2 de agosto, 48 por cento dos brasileiros consideram que o governo Lula continua Ótimo ou bom, mesmo índice registrado em março.

A pesquisa foi a primeira realizada após o acidente com o Airbus A320 da TAM, o maior da história da aviação brasileira. O desastre de julho matou 199 pessoas na região do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host