UOL Notícias Notícias
 

15/08/2007 - 14h53

Irã diz que seus mísseis têm poder de destruir navios no golfo

TEERÃ (Reuters) - Os mísseis iranianos têm capacidade para atingir navios de guerra que estejam operando em qualquer ponto do golfo Pérsico e do mar de Omã, disse na quarta-feira o comandante das Guardas Revolucionárias do Irã, no mesmo dia em que as autoridades norte-americanas podem classificar suas forças como "terroristas".

Mas o discurso do comandante-em-chefe Yahya Rahim Safavi, segundo a reportagem da Agência de Notícias Fars, do Irã, não fez menção à ameaça norte-americana de estigmatizar suas unidades com a pecha de "terroristas".

"Nossos sistemas de mísseis terra-mar têm hoje alcance de toda a largura e extensão do golfo Pérsico e do mar de Omã, e nenhum navio de guerra passa pelo golfo Pérsico sem estar sob alcance de nossos mísseis terra-mar", disse Safavi no discurso, segundo a Fars.

O Irã, que está num impasse com os EUA por causa de seu programa nuclear, já tinha anunciado antes que seus mísseis eram capazes de afundar "grandes navios de guerra" no golfo, região onde operam porta-aviões e navios norte-americanos.

Safavi também disse que os mísseis iranianos, com um alcance de 2.000 km, estão equipados com dispositivos de controle remoto, numa aparente referência ao Shahab-3, embora ele não tenha mencionado nomes. Esse míssil poderia atingir Israel. Segundo o comandante, as forças terrestres das Guardas Revolucionárias possuem mísseis capazes de penetrar na blindagem dos tanques israelenses Merkava e dos norte-americanos Abrams.

Os Estados Unidos disseram na quarta-feira que pensam em classificar as Guardas Revolucionárias do Irã como uma organização terrorista, medida que afetaria as movimentações financeiras da corporação. Autoridades iranianas não haviam comentado a ameaça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h03

    0,15
    74.554,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host