UOL Notícias Notícias
 
22/08/2007 - 11h49

Bush ainda apoia premiê do Iraque, diz Casa Branca

KANSAS CITY, Estados Unidos (Reuters) - O presidente dos EUA, George W. Bush, não pretendia se distanciar do premiê do Iraque, Nuri al-Maliki, ao admitir frustração com a liderança em Bagdá, informou a Casa Branca nesta quarta-feira.

Em um encontro de líderes da América do Norte em Quebec na terça-feira, Bush se recusou a oferecer um apoio direto a Maliki, dizendo que há "um certo nível de frustração com a liderança em geral" no Iraque. Ele também fez um apelo ao premiê para que faça mais para intermediar a paz entre os lados antagônicos no Iraque.

O embaixador dos EUA no Iraque, Ryan Crocker, também classificou, na terça-feira, o progresso político do Iraque de "extremamente decepcionante" e alertou que o apoio dos EUA ao governo de Maliki não é um "cheque em branco".

Entretanto, o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe negou os rumores de que os EUA estão abandonando Maliki e disse que Bush vai deixar isso claro em um discurso sobre o Iraque em Kansas City nesta quarta-feira.

"O presidente vai reiterar seu apoio ao primeiro-ministro", afirmou Johndroe a jornalistas.

Ele disse que o líder iraquiano sabe de que lado Bush está.

"Ele (Maliki) sabe que o presidente quer que ele tenha as coisas feitas, mas também sabe que o presidente continua a apoiar o governo eleito do Iraque", afirmou o porta-voz.

(Por Caren Bohan e Tabassum Zakaria)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host