UOL Notícias Notícias
 

17/09/2007 - 16h47

Rice tenta mediação entre Olmert e Abbas antes de encontro

WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, tentará nesta semana convencer israelenses e palestinos a darem passos audaciosos antes de uma conferência de paz patrocinada pelos Estados Unidos em novembro deste ano, mas especialistas prevêem uma batalha difícil.

Rice deve chegar a Jerusalém na quarta-feira para uma rápida visita à região, destinada a fazer com que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, resolvam suas diferenças em tempo para a reunião de paz, cujas metas ainda não estão claras, embora o encontro esteja agendado para breve.

"Ela (Rice) que ver o que pode fazer para levar esse processo para frente", disse o porta-voz do Departamento de Estado Sean McCormack nesta segunda-feira.

Autoridades do departamento relataram que Rice pode realizar conversas trilaterais com os dois líderes, que têm se encontrado frequentemente nos últimos meses, mas ainda não se acertaram.

Quer se encontre com os dois juntos, em separado, em Jerusalém ou em Ramallah, autoridades dizem que Rice deseja ver um comprometimento dos líderes para que, na conferência, mostrem um trabalho consistente capaz de atrair países importantes como a Arábia Saudita, que não está interessada no evento a não ser que questões importantes sejam resolvidas.

Mas antes mesmo de Rice sair de Washington, Olmert procurou diminuir as expectativas, dizendo que, no domingo, ele quer uma declaração conjunta ao invés de um acordo para ser desenvolvido na conferência.

Já Abbas quer um acordo mais firme sobre questões relacionadas a fronteiras, Jerusalém, segurança e refugiados. Diplomatas árabes dizem que qualquer coisa menos do que isso não convenceria a Arábia Saudita a ir ao encontro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host