UOL Notícias Notícias
 

20/09/2007 - 20h17

Partidos bolivianos selam acordo para retomar Constituinte

LA PAZ (Reuters) - Os 16 partidos políticos representados na Assembléia Constituinte da Bolívia selaram um acordo nesta quinta-feira que permitirá reiniciar as discussões e avançar no compromisso de aprovar uma nova Constituição antes de dezembro.

O ambicioso processo, que busca um entendimento sobre todos os temas da nova Constituição, permitirá a reabertura das deliberações da nova assembléia na primeira semana de outubro, disse em uma coletiva de imprensa o vice-presidente, Alvaro García, ao anunciar o resultado de dois dias de diálogo político.

"Foi um diálogo frutífero, democrático, horizontal e plural... para viabilizar a Assembléia Constituinte, garantir que termine seu trabalho no tempo previsto (14 de dezembro) e os consensos políticos necessários que permitam aos bolivianos ter uma nova Constituição", afirmou. Ele não informou qual será o mecanismo de coordenação entre um comitê político multipartidário, criado pelo acordo, e o diálogo promovido pelo governo entre as cidades de Sucre e La Paz, para resolver uma disputa sobre a capital nacional, que mantém a Assembléia paralisada há mais de um mês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,30
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host