UOL Notícias Notícias
 

23/09/2007 - 18h00

EUA convidarão Síria e Arábia Saudita para negociações de paz

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Os Estados Unidos convidarão membros de um comitê da Liga Árabe -- incluindo Síria e Arábia Saudita -- para uma conferência de paz no Oriente Médio ainda este ano, afirmou uma importante autoridade dos EUA neste domingo.

A autoridade, que pediu anonimato, disse que Washington convidaria Israel, Palestina, seus vizinhos, o "Quarteto" de mediadores de paz do Oriente Médio e os membros da Liga Árabe para a reunião de cúpula, que ocorrerá nos Estados Unidos, em novembro.

O comitê da Liga Árabe inclui a Autoridade Palestina, Síria, Líbano, Catar, Arábia Saudita, Jordânia e Egito. O quarteto de mediadores é formado pela União Européia, Rússia, Estados Unidos e a ONU.

Entre os membros da Liga, apenas Jordânia e Egito têm relações diplomáticas completas com Israel. As relações da Síria e do Líbano com Israel são extremamente problemáticas.

"Na época certa, os Estados Unidos vão convidar os participantes em potencial para esta reunião, incluindo as partes interessadas, seus vizinhos na região, o Quarteto, os membros do comitê da Liga Árabe, e outros países importantes", disse ele.

A autoridade disse que a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, deverá apresentar suas idéias para a conferência de paz em uma reunião do Quarteto, no domingo. "A meta é dar um passo para dar fim ao conflito entre israelenses e palestinos e ajudar a estabelecer a paz no Oriente Médio", disse ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host