UOL Notícias Notícias
 

11/11/2007 - 11h34

Bhutto prepara protesto por democracia no Paquistão

Por Simon Gardner

LAHORE, Paquistão (Reuters) - Gritando palavras de ordem, simpatizantes deram as boas-vindas à líder da oposição no Paquistão Benazir Bhutto, na cidade de Lahore, neste domingo. Bhutto planeja um protesto popular contra o estado de emergência declarado pelo presidente Pervez Musharraf há oito dias.

Com bandeiras em preto, vermelho e verde, as cores do partido de Bhutto, centenas de ativistas gritavam "Benazir primeira-ministra", "vida longa a Bhutto" e faziam o "V" da vitória com as mãos.

Bhutto planeja liderar uma carreata até Islamabad na terça-feira para exigir que Musharraf deixe o comando militar, termine com o estado de emergência, retome as garantias constitucionais e liberte milhares de ativistas e oponentes.

A polícia prometeu bloquear o comboio, assim como terminou com um comício na sexta-feira, quando Bhutto foi levada à prisão domiciliar.

"Estou aqui pela democracia", disse Bhutto no aeroporto de Lahore.

Sob pressão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Musharraf neste domingo afirmou que as eleições gerais no país ocorrerão no início de janeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h31

    -0,18
    75.852,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host