UOL Notícias Notícias
 

05/03/2008 - 12h18

Iranianos chegam ao Iraque para negociar com EUA

TEERÃ (Reuters) - Uma delegação iraniana chegou a Bagdá nesta quarta-feira para uma nova rodada de negociações com autoridades norte-americanas sobre o combate à violência no Iraque, disseram autoridades de Irã e Iraque, mas o embaixador dos EUA na capital iraquiana disse que o encontro ainda não foi marcado.

Autoridades do Irã, dos EUA e do Iraque realizaram três rodadas de negociação em Bagdá, no ano passado, discutindo formas de controlar a violência no território iraquiano. As reuniões reaproximaram, ainda que pouco, os governos iraniano e norte-americano, que há quase três décadas cortaram relações diplomáticas.

Um encontro marcado para o mês passado foi adiado pelo Irã devido a supostas razões técnicas, levando os EUA a questionarem o comprometimento do país islâmico com o diálogo.

"Com base na previsão do governo do Iraque, a quarta rodada de negociações sobre a segurança do Iraque deve ocorrer na quinta-feira", afirmou Reza Amiri-Moghadam, chefe da delegação iraniana, em declarações divulgadas pela agência de notícias iraniana Isna.

"A República Islâmica do Irã dá muita importância à segurança do Iraque e fará tudo o que for possível para atingir essa meta", disse, após desembarcar na capital iraquiana.

Mas quando perguntado se a informação era verdadeira, o embaixador norte-americano Ryan Crocker disse à Reuters: "Não. Não há nada agendado".

As negociações entre os EUA e o Irã a respeito do Iraque representam um dos poucos fóruns nos quais as autoridades dos dois países arqui-rivais realizam contatos diretos.

As relações diplomáticas entre os iranianos e os norte-americanos, cada vez mais prejudicadas pelo impasse referente ao programa nuclear do Irã, estão suspensas há quase três décadas.

Os EUA acusam o Irã de desestabilizar o Iraque. Já o governo iraniano culpa a presença de militares norte-americanos no país árabe pela violência e diz que deseja um vizinho estável e sem conflitos.

(Por Fredrik Dahl; reportagem adicional de Ross Colvin em Bagdá)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h50

    0,35
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h52

    0,47
    74.796,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host