UOL Notícias Notícias
 

30/10/2008 - 15h37

Cidade de Goma, no Congo, mergulha no caos na madrugada

Por Yves Boussen

GOMA, Congo (Reuters) - Tropas congolesas e da ONU patrulhavam a cidade de Goma na quinta-feira, depois que várias pessoas foram mortas em lutas e saques durante a madrugada, disseram oficiais do Exército e testemunhas.

A cidade mergulhou no caos na quarta-feira, quando rebeldes da etnia tutsi chegaram à cidade. Eles já declararam um cessar-fogo.

"Houve vários tiroteios na noite passada. Tive muita sorte por acordar vivo hoje", disse um morador de Goma que, quando perguntado qual era o seu nome, respondeu apenas: "Kerin".

A força de paz da ONU vai mandar reforços à cidade, que é um importante centro comercial na fronteira entre Congo e Ruanda.

As lutas fizeram com que dezenas de milhares de civis fugissem de suas casas na província de Kivu do Norte, onde agentes humanitários dizem que dois anos de violência transformaram quase 1 milhão de pessoas em refugiadas, apesar do fim da guerra do Congo (1998-2003).

Ban ki-Moon, secretário-geral da ONU, disse que a violência está criando uma crise humanitária "de dimensões catastróficas".

Os rebeldes fiéis ao general tutsi renegado Laurent Nkunda fazem uma rebelião contra o Exército congolês desde 2004. Nkunda acusa o Exército de se aliar aos hutus que participaram do genocídio de tutsis e hutus moderados em Ruanda, em 1994.

Um repórter da Reuters viu soldados do Exército congolês patrulhando as ruas, prendendo bêbados e saqueadores.

O coronel Jonas Padiri, do Exército congolês, disse que ele e seus homens entraram em Goma vindos de Kibati, a cerca de 10km ao norte, para conter os saques.

Padiri disse que cinco pessoas foram mortas na madrugada. Já a rádio Okapi, apoiada pela ONU, disse que nove pessoas foram mortas e três mulheres, estupradas.

Muitos dos tutsis que moram em Goma fugiram pela fronteira com a cidade ruandesa de Gisenyi, com medo de represálias.

"Todos os tutsis atravessaram. As pessoas não se sentem seguras", disse Jonh Kanyoni, empresário tutsi, por telefone, falando de Gisenyi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host