UOL Notícias Notícias
 

03/11/2008 - 10h58

Bancos europeus sofrem e recessão já é realidade

Por Mike Peacock

LONDRES (Reuters) - O lucro dos principais bancos europeus evaporou, enquanto autoridades de todo o mundo pressionaram nesta segunda-feira por esforços para impulsionar a economia que muitos já consideram em recessão.

A Comissão Européia disse que a zona do euro já está em uma recessão técnica e deve ficar estagnada no próximo ano.

Em Jerusalém, o presidente do Federal Reserve de Richmond, Jeffrey Lacker, afirmou que a economia dos Estados Unidos está certamente se contraindo.

"Acho que é definitivamente uma recessão. Quão intensa, quando íngreme e duradoura vai ser é incerto", disse Lacker, que votará nas decisões de política monetária do Fed no próximo ano.

O banco francês Société Générale informou uma queda de 83,7 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, mas disse que está forte o suficiente para enfrentar a crise global.

O Commerzbank, segundo maior banco alemão, informou uma injeção de 8,2 bilhões de euros de recursos do governo e outros 15 bilhões de euros para garantir refinanciamento. A instituição teve prejuízo líquido de 285 milhões de euros.

O HBOS Plc, maior concessor de empréstimos imobiliários da Grã-Bretanha, elevou o valor de ativos arriscados e empréstimos ruins para mais de 5 bilhões de libras (8,14 bilhões de dólares)

EUA, Alemanha, França e Grã-Bretanha se ofereceram para injetar capital em seus bancos para evitar risco sistêmico.

"O horizonte que essa previsão oferece é sombrio... recessão é um risco real", afirmou o comissário para assuntos monetários da União Européia, Joaquin Almunia. A Comissão Européia prevê crescimento da zona do euro de apenas 0,1 por cento no ano que vem.

A atividade manufatureira da região declinou em outubro para um recorde de baixa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    -0,46
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h57

    2,21
    70.153,17
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host