UOL Notícias Notícias
 

10/11/2008 - 19h51

Tempos difíceis levam americanos a fumar mais

NOVA YORK (Reuters) - O estresse provocado pela economia desaquecida, o encolhimento das aposentadorias e o aumento do desemprego está levando alguns fumantes americanos a fumar mais ou adiar as tentativas de abandonar o hábito, revelou uma pesquisa nova.

Um quarto dos fumantes que estão preocupados com a economia disseram que a preocupação os está levando a fumar mais a cada dia, e outros 13 por cento disseram que adiaram a decisão de largar o vício.

"A turbulência nas Bolsas mundiais impôs um certo nível de estresse a praticamente todos os americanos", disse Cheryl Heaton, presidente e CEO da Fundação Legado Americano, em comunicado à imprensa. "Aqueles que lutam contra a dependência dos produtos de tabaco enfrentam dificuldade maior para tentar abandonar o hábito ou sentem a necessidade de fumar mais cigarros."

O grupo de militância antifumo sediado em Washington encomendou à Harris Interactive a pesquisa online feita com 2.375 americanos de 18 anos ou mais.

As mulheres apresentam tendência maior a fumar mais devido às preocupações com a economia: 31 por cento das fumantes relataram que o estão fazendo, contra 17 por cento dos homens que fumam.

Uma porcentagem mais alta (38 por cento) dos fumantes de baixa renda -- com renda familiar anual de 35 mil dólares ou menos -- relatou estar fumando mais cigarros por dia em função da economia, indicou a pesquisa.

Os fumantes desempregados também tendem mais a aumentar seu consumo de cigarros devido à crise financeira: 29 por cento deles estão fumando mais, contra 17 por cento dos fumantes empregados.

Os ex-fumantes também não estão imunes à tendência. A pesquisa mostrou que 7 por cento dos fumantes atuais disseram que a ansiedade decorrente da economia os levou a voltar a fumar, enquanto 9 por cento dos ex-fumantes sentiam a tentação de voltar.

Mas os tempos difíceis também estão incentivando os fumantes a ser mais econômicos. Um quinto dos fumantes estressados com a economia disseram que mudaram para marcas mais baratas para poupar dinheiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h15

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host