UOL Notícias Notícias
 
14/11/2008 - 10h20

Ex-presidente alerta para desastre nas relações entre as Coréias

Por Jon Herskovitz

SEUL (Reuters) - O ex-presidente sul-coreano, Kim Dae-jung, mentor de uma política de reaproximação com a Coréia do Norte há uma década, alertou para a possibilidade de um desastre nas relações bilaterais devido ao crescente isolamento do regime comunista de Pyongyang.

A Coréia do Norte, que acusa o governo conservador do Sul de prejudicar as relações, anunciou a intenção de fechar a fronteira comum em 1o de dezembro, restringindo também os acessos na fronteira com a aliada China.

"As relações Norte-Sul estão numa encruzilhada - encaminhando-se para a catástrofe ou a reconciliação", disse o ex-presidente, que recebeu o Nobel da Paz, ao jornal Hankook Ilbo.

As restrições norte-coreanas são anunciadas num momento de fortes rumores sobre a saúde do dirigente Kim Jong-il, 66 anos, que teria sofrido um derrame e poderia estar perdendo poder.

Não há uma linhagem sucessória clara na Coréia do Norte. Kim assumiu o poder em 1994, substituindo seu pai, Kim Il-sung, morto em 1994. Analistas dizem que Kim Jong-il levou cerca de dois anos para assumir o controle do governo após a morte do pai.

Desde então, se aliou com os militares e deu privilégios às Forças Armadas - uma das maiores do mundo. Mas isso teve um custo para o país. Por falta de investimentos, a indústria está sucateada, e os 23 milhões de norte-coreanos vivem ameaçados pela fome.

Park Young-ho, do Instituto para a Unificação Nacional, da Coréia do Sul, disse que o Norte pode estar tentando isolar a sua população dos rumores externos sobre a saúde de Kim.

"Mas não acredito que isso possa levar a um completo fechamento do já recluso regime, porque a Coréia do Norte simplesmente não pode se voltar para o seu passado, que foi completamente isolado do mundo exterior," afirmou.

(Reportagem adicional de Kim Jung-hyun)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host