UOL Notícias Notícias
 
25/11/2008 - 22h49

Aubry é confirmada líder do dividido Partido Socialista francês

Por Laure Bretton

PARIS (Reuters) - O Partido Socialista confirmou na terça-feira Martine Aubry como sua nova líder, em mais um capítulo de uma disputa que ameaça rachar o maior partido da oposição na França.

Ségolène Royal, candidata derrotada a presidente em 2007 e rival de Aubry pela liderança partidária, exigiu a repetição da eleição internacional de sexta-feira, acusando seus adversários de fraude.

"Quero dizer a Ségolène que juntas vamos vencer pelo povo francês", disse Aubry em discurso à direção do partido, momentos depois da confirmação da sua apertada vitória. Numa primeira tentativa de reconciliação, ela beijou o rosto de Royal.

A disputa interna dos socialistas se arrasta há meses, enquanto o governo centro-direitista de Nicolas Sarkozy atua quase sem oposição.

Os resultados iniciais no sábado davam a vitória a Aubry por apenas 42 votos, mas um comitê convocado para analisar as suspeitas de fraude anunciou na terça-feira que na verdade a margem em favor da vitoriosa foi de 102 votos -- em um total de 134.800.

Aubry é filha de Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Européia, e foi a ministra responsável pela implantação da polêmica semana de trabalho de 35 horas. Ela tinha apoio de líderes partidários unidos em sua antipatia por Royal.

Ela promete ancorar o partido à esquerda do espectro político, o que agrada à militância histórica, mas não garante vitórias eleitorais.

O partido que governou a França entre 1981 e 95, sob a presidência de François Mitterrand, perdeu as últimas três eleições presidenciais e parece incapaz de se livrar de infindáveis disputas pessoais internas.

A glamourosa Royal, duramente derrotada por Sarkozy nas urnas, desperta paixões conflitantes no interior do partido. Para alguns, ela será capaz de rejuvenescer o PS, enquanto outros acham que ela não tem consistência.

(Reportagem adicional de Elizabeth Pineau)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h18

    -0,06
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h27

    -0,14
    75.882,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host