UOL Notícias Notícias
 
27/11/2008 - 08h10

Bush e Obama condenam ataques em Mumbai; EUA oferecem ajuda

Por Matt Spetalnick

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca e o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, condenaram os ataques em Mumbai, na Índia, na quarta-feira. O governo dos Estados Unidos reuniu autoridades de defesa e inteligência e ofereceu ajuda às autoridades indianas.

"O presidente Bush oferece suas condolências ao povo indiano e às famílias dos civis inocentes mortos e feridos nos ataques em Mumbai", disse a Casa Branca em um comunicado divulgado depois que Bush saiu para Camp David, em Maryland, onde passa o feriado de Ação de Graças.

A mensagem informou que o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca reuniu autoridades de antiterrorismo e agências de inteligência, assim como do Departamento de Estado e do Pentágono, para discutir os ataques em Mumbai.

"O governo norte-americano continua a monitorar a situação, incluindo a segurança dos nossos cidadãos, e está pronto para dar assistência e apoio ao governo indiano", disse a Casa Branca.

O Departamento de Estado disse não haver informações de morte de cidadãos norte-americanos nos ataques, nos quais pelo menos 101 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, mas a Casa Branca disse que ainda está "verificando a situação dos reféns".

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, que toma posse em 20 de janeiro, também condenou os atentados.

"Estes ataques coordenados a civis inocentes demonstram a grave e urgente ameaça do terrorismo", disse Brooke Anderson, porta-voz de Obama no setor de segurança nacional, em um comunicado.

"Os Estados Unidos devem continuar a estreitar as parcerias com a Índia e outras nações do mundo para rastrear e destruir as redes terroristas".

Um assessor de Obama disse que ele falou com a secretária de Estado, Condoleezza Rice, para obter informações sobre a situação e telefonou ao embaixador da Índia nos Estados Unidos para expressar suas condolências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host