UOL Notícias Notícias
 

16/12/2008 - 20h21

Exército russo não está pronto para guerra moderna, diz general

Por Dmitry Solovyov

MOSCOU (Reuters) - A guerra da Rússia contra a Geórgia mostrou que a maioria de seus oficiais não está equipada ou treinada para lutar em uma guerra moderna, afirmou o principal militar do país nesta terça-feira.

A Rússia derrotou facilmente seu vizinho aliado do Ocidente e ocupou brevemente grandes partes do país depois de uma guerra de cinco dias em agosto, provocada pela tentativa de Tbilisi de retomar sua província rebelde da Ossétia do Sul, declaradamente favorável à Rússia, pela força.

Mas o conflito expôs uma falta de equipamentos modernos, comunicações falhas e outras deficiências na máquina de guerra de Moscou da era pós-soviética, afirmou Nikolai Makarov, chefe da equipe geral.

"Achar um tenente-coronel, coronel ou general capaz de liderar as tropas com confiança, tínhamos que buscar oficiais um por um nas forças armadas, pois os comandantes de carreira encarregados de 'regimentos de papel e divisões' não podiam resolver as tarefas determinadas", disse Makarov segundo agências de notícias russas.

"Quando eles receberam homens e equipamentos eles simplesmente perderam suas cabeças. Alguns chegaram a recusar as tarefas dadas", disse Makarov à Academia de Ciências Militares da Rússia.

"Então tenho uma pergunta: 'Precisamos de oficiais assim?".

Analistas estrangeiros e críticos expressaram dúvidas sobre se a Rússia poderia derrotar uma potência mais forte que a Geórgia, enquanto o ministro da Defesa revelou um plano de reforma militar para criar um exército menor, mas mais equipado e com maior mobilidade.

O exército russo herdou uma grande estrutura militar da era soviética, na qual muitas unidades são dirigidas principalmente ou exclusivamente por oficiais, existindo principalmente no papel e prontas para serem mais mobilizadas no caso de uma guerra de larga escala.

Makarov afirmou que 83 por cento do exército russo de hoje estava numericamente incompleto e que apenas 17 por cento estavam prontos para o combate.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host